sexta-feira, janeiro 05, 2007

Amu muito tudo issuuuuu

Ironicamente, não tenho muita paciência para ler no computador. Abro um tanto de janela de blogs, sites de notícias e afins e vou alternando a leitura. Leio um parágrafo, clico em outra janela, leio uma parte de outro texto, e assim por diante. Nas comunidades do orkut é a mesma coisa. Difícil ler mais de cinco postagens de um mesmo tópico de uma vez só. Isso tudo, me referindo aos textos na língua portuguesa. Quando se trata dos escritos da nova linguagem virtual, piora. Falta de pontuação, ou excesso dela, abreviações incompreensíveis, substituições de letras que produzem o mesmo som e um xodó demasiado com tudo, num parágrafo só. Não me agrada ver adolescentes fazendo isso, imagina só gente grande. Um assassinato à língua portuguesa.

Num país em que mal mal temos uma educação básica, num país em que pouco se preocupam com investimentos para uma formação intelectual dos cidadãos, num país que sofre com a falta de informação, estamos piorando o que precariamente dominamos. Tenho sorte por ter estudado minha vida inteira e, mais ainda, por ter concluído o ? ensino superior ?. E tudo em instituições públicas. Mesmo assim, não sou nenhuma expert em escrever bem. Cometo erros absurdos vez e outra. Mas, sei que: eskece, issu, axo, tokes, ? p q m expliki ?, não existem. Você acha que estou exagerando? A meninada anda escrevendo assim nas redações da escola! E pior? Alguns colegas jornalistas também aderiram ao modismo!

O engraçado é que o novo estilo gramatical não facilita a compreensão dos textos e muito menos resume a informação. Pelo contrário, demoro minutos para entender o que meu cérebro traduziria simultaneamente.

Mas enfim, dxa eu ir pke tenhu + oke faze no trabalhu...o tempu da eskola jah paxou...e axu bom eh ir agolinha mesmu pq jah levei bronka do chefinhu hj.
Dolo voxeis!!! Ateh o ploximo postiiiiiiii! Bjux!


Ando crítica demais. Vou tentar amenizar.

5 comentários:

Finder disse...

Não tem um pseudo-repórter de um certo site conquistense que escreve assim às vezes? E o pior é que me disseram que ele imita o estilo de uma jornalista de SP. Ou seja, além de analfabeto, é plagiador. Ótimo.
Outro dia vi uma discussão numa comunidade no Orkut sobre isso. Um cara fez uma pergunta em português correto e recebeu uma resposta em "internetês". Aí começou a briga... com o babaca se justificando dizendo que "todo mundo que usa pc escreve assim". Eu nem precisei me manifestar, pq todo mundo depois se ocupou em detonar o moleque. :o)

Anônimo disse...

vc tá precisando treinar + seu cerebro! hahaha
Não tenho apego com nada... talvez seja uma evolução, talvez não seja, para que se incomodar?
Está bem, o blog é seu e você se queixa do que quiser, mas acho que a gente tem que aprender a ser mais tolerante com algumas coisas, ter menos preconceitos. pode ser que ignorando essas coisas a gente esteja ignorando o futuro, ou como diria caetano; "ou não".

*ignorar não é a palavra, mas fiquei com preguiça de reconstruir a frase

Shirley de Queiroz disse...

Também não gosto de textos axim. Mas o pior é que as pessoas não se importam mais em escrever corretamente. No orkut, no msn, ainda vai. Mas o povo, que já não tinha vocação para escrever certo, agora perdeu a vergonha de vez... Se o futuro for isso, vamos todos ser nivelados por baixo...

Anônimo disse...

Esse Tulio aí de cima que fala pra gente ter menos preconceitos é aquele mesmo que adora tudo que vem da Africa?!

Anônimo disse...

ahhahahaha
você distorceu
eu falei que não gosto de culturas tribais, e que não teria interesse em ir para a africa (durante a copa ) por isso!