terça-feira, março 11, 2008

Brincando de Cordas

Vitória da Conquista é uma cidade que respira música. Isto não se pode negar pelo número de bandas que vez em quando expõem suas imagens na Medina do cenário musical conquistense. Ou até mesmo pela quantidade de matérias que já foram escritas nesse site sobre shows de artistas locais e sobre a diversidade de bandas da Terrinha, sempre mencionada artisticamente mais como a Terra de Glauber, do cinema. Bandas de todos os tipos, pra todos os gostos, dessemelhantes, mas com algo em comum: absolutamente jovens, em sua maioria. E não só jovens no quesito idade, são espiritualmente jovens, incontestavelmente jovens, absolutamente jovens. Daquela juventude que te faz querer levantar do banquinho decadente do nosso Centro de Cultura para cantar, dançar e aplaudir. Jovens, mesmo quando o repertório é deveras remoto.

É esse o caso do Brincando de Cordas, trazendo à tona o chorinho. Não gosto de adjetivar muito, mas nesse caso não tenho saída: do impressionante e maravilhoso Brincando de Cordas, dispensando meu habitual exagero.

Na semana passada foi o lançamento do CD dessa banda que conheci há quase dois anos atrás, ainda como iniciantes. Antes de começar a apresentação, me arrepiei só de ver o Centro de Cultura lotado, de rostos conhecidos e de gente nova, de todas as idades. Quando as cortinas abriram, um segundo arrepio: uma produção de palco simples, mas extremamente adequada e de bom gosto, “um cenário de novela das seis”, como diria a vocalista. Falando nela, que doçura de menina, essa Ananda. Depois das luzes acesas, surge o Brincando de Cordas para emocionar minha noite com o “Choro Cantado”, nome do CD.



Fotos: Rapha Flores

Com um repertório cheio de grandes nomes como Pixinguinha e Villa -Lobos, a banda desses meninos que nem parecem ter alcançado os vinte e poucos anos ainda fizeram um show lindo e versátil. Numa encenação criativa: um integrante da banda vestindo à caráter anos 20 ficou sentado numa cadeira de balanço no palco, ao lado de uma radiola. As músicas tocadas pela banda eram o que tocavam na radiola dele, cenicamente. Os artistas convidados eram chamados ao palco por um telefonema fictício, depois de um diálogo igual imaginário através de um telefone museológico. E ainda, uma interação discreta, porém significante com a platéia, criando aquele clima intimista num lugar cheio de gente.

Não vou falar aqui da parte técnica da banda, do show e nem nada disso. Só conheço o usual do chorinho e o meu cérebro responde melhor a parte emocional da música. Então, com todo aquele carisma, talento e o suporte de considerados “monstros” da música brasileira no set list, o Brincando de Cordas provocou aplausos, suspiros, sorrisos e no meu caso, como sou praticamente uma personagem de novela das seis com a sensibilidade à flor da pele, lágrimas em um dos momentos mais delicados que já presenciei em palcos conquistenses: “Trenzinho Caipira” de Vila-Lobos, com um som de gaita de cortar o coração de tão lindo.

Um show coisa linda de se ver na terra da música.

7 comentários:

Jarbas disse...

conquista tem bons artista mesmo, gosto muito de Najara, já ouviu, não já?!

beijos.

Anônimo disse...

Amei o show...conheci a banda no fim do ano, no show que fizeram em Vitória da Conquista.
Gostaria de saber onde é possível encontrar o cd de vocês,por favor entrem em contato.
silvanasilva5@hotmail.com.

SUCESSO!!
GRANDE ABRAÇO!!

Anônimo disse...

IdefePseuts
[url=http://healthplusrx.com/arsenic-poisoning]arsenic poisoning[/url]
swepervepoego

maria disse...

Gostei do show de vocês também. Qual o telefone de contato?

Anônimo disse...

You'll also opt in purchasing a survey scanner if you should happen to feel that you need better probabilities in finding the ore that you would like to mine. Now repeat the process by mining and dropping simultaneously. This is still faster than dropping your entire inventory.

Anônimo disse...

Here you can have tremendous savings, as you
can learn the whole process without smashing up an airplane.
While the leader is placing protection and clipping the rope
through, the second climber is removing previously placed protection.
This game by Hexacto is simple, straightforward, and
fun. In order to compete for market shares on routes you must have a virtual
airline management game account. If youre a flight sim enthusiast, the you must try the king of
flight simulator
games.

Anônimo disse...

(c) The program is required to be fully self-sustaining through the premiums payment made by the enrolled individuals.
Andrews allegedly sold apartments of for a non-existent Turkish
Mediterranean resort in partnership with his brother Nigel and sister-in-law Margaret.
Pick out ideal food for our daily lifestyle may be the basis
to remedy the root in the yeast. And so those who are suffering from high blood
pressure should be careful not to have such health problem for long and unchecked.
Yeast Infection No More Book key formulation component is the 5 step system plan
where not a single thing held back.

My web blog main body legislative branch consists