sexta-feira, abril 10, 2009

Receita para cozinhar mais feliz

Eu quase não cozinho. Mais pelo grande tempo que leva cozinhar decentemente do que pela falta de talento na cozinha. Não que eu leve jeito pra coisa, nononono, mas acho legal transformar simples ingredientes em uma deliciosa refeição. Não que as refeições que eu faça saiam deliciosas todas as vezes, mas sempre dá pra comer. O problema todo é que mesmo que o resultado final seja satisfatório cozinhar é entediante, cansa, suja muito e, dependendo da receita, demora. Duas horas cozinhando para comer em 15 minutos e 4 horas depois estar com fome de novo, é ridículo. Ainda assim, eu gosto quando posso fazê-lo.

Só que eu sou uma housewive moderna. Por isso, vou mostrar agora meu jeito especial de cozinhar e não perceber que na verdade essa é uma tarefa muito enfadonha.

Passo 1- Primeiro coloque o avental para não sujar a roupa. Sou desastrada, mas me recuso a cozinhar com aquela camiseta velha. Manter a pose na cozinha é uma das prioridades para a cozinheira do século 21.

Passo 2 – Coloque uma música para animar o ambiente. Cantar distrai, faz bem, estimula e não vivo sem música. Nesse caso, fiquei em dúvida se eu ouvia Foo Fighters, Foo Fighters ou Foo Fighters. Mesmo com toda modernidade, uso mais o Ipod quando estou na rua, gosto dos meus cds.


Passo 3- Ligue o computador, essa é a parte mais importante. A cozinheira moderna não tem livro de receita, papel é coisa de antigamente. Ela acessa o Cybercook, o Receitas Simples, o Tudo Gostoso... eu particularmente vou no Mais Você. Tem tudo lá, é fantástico! Você digita no Google os ingredientes que tem na sua casa e aparece uma receita. Amo a internet.

Passo 4 – Escolha a receita, a de ontem foi o Peixe ao Forno. Confira se tem tudo que você precisa. A cozinheira moderna as vezes não faz uma compra de supermercado completa. E também compra tudo limpo, pré cozido, e tal. Comprar peixe e ter que limpar?



Passo 5 – Comece a receita sempre pelo o que leva mais tempo de preparo, claro. Para acompanhar o Peixe, fiz arroz refogado na cebola, alho e pimentão e legumes cozidos no vapor (geralmente uso arroz de saquinho, mas no único lugar que vende, no Bom Preço, estava em falta e cozinheira moderna se preocupa com a alimentação: legumes só no vapor para evitar a perda de nutrientes). Não uso óleo para nada, refogo tudo na margarina light, fica tão bom quanto.




Passo 6 – Se desconfiar que talvez não saia muito bom, ligue para quem vai almoçar com você, se for o caso, e avise, seja sincero, se a pessoa for preparada para o pior as chances dela gostar são maiores. Aproveite e peça para levar o refrigerante porque você não vai querer sujar mais o liquidificador para fazer um suco.
Passo 7- Depois que tudo estiver encaminhado, aproveite para ver um episódio de uma série. Ontem eu vi o segundo episódio de Dollhouse.
Passo 8 – Deixe o azeite na mesa. Casa de casais atuais não falta azeite, além de ser bom pra saúde ameniza a situação se a comida não estiver tão boa.
Não tirei uma foto final, porque mesmo ficando gostoso o Peixe ficou feio. Tivemos que comer de olhos fechados. Mas no final tudo ficou bem, menos pra quem teve que lavar a louça depois.

7 comentários:

Finder disse...

Eu só faço miojo, frito ovo e olhe lá.
:o)

Indhira A. disse...

Hey Mi!!! Adorei a idéia da mulher moderna do século XXI na cozinha, com muito estilo, claro. hahaha Perfeito! Queria ter visto a foto do peixe... :( rsrsrs
Valeu pelo comentário no blog! Tô adicionando o seu, muita coisa legal por aqui!!!

Bjooo! ;)

muta disse...

mas faço suas as minhas palavras de que a praticidade é tudo nos dias de hoje! inclusive para o homem moderno...

tudo o que posso, compro semi e pré são palavras que fazem parte do meu dia-a-dia nas compras, hahaha.

:D

EmLetras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EmLetras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EmLetras disse...

Eu me aventuro as vezes e também existe todo um ritual, acho que só assim pra sair algo de bom da minha cozinha, rs.
Muito legal.

Tina Bini disse...

hahahaha SENSACIONAL esse post! Rindo muito, pq me vi em cada passo...mas, acrescento um passo que é: abrir uma garrafa de vinho! Com um pouco de vinho na cabeça tudo fica mais saboroso! beijos