domingo, maio 24, 2009

Opinião Pública, a convite.

O texto abaixo eu escrevi para o Jornal Piquete, do Sindicato dos Bancários, a convite da minha amiga, e também jornalista, Graziane Madureira.
Depois coloco a foto do jornal.

A polêmica declaração do deputado Sérgio Moraes de que estaria se "lixando” para a opinião pública no caso de cassação do seu colega Edmar Moreira, nos remete a uma reflexão: quem essa opinião pública representa?

Simplificando, opinião pública seria a organização de grupos que se reúnem em torno das controvérsias adquirindo uma opinião em comum e de caráter simbólico capaz de interferir naquela realidade em questão.

O problema é que opinião pública não atua mais como um agente social de transformação. Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que é mais fácil participar efetivamente da política por vivermos em regime democrático, perdemos a força como sociedade civil por não termos organização e representação social.

Acredita-se, ainda, que os meios de comunicação sejam responsáveis por expressar a posição da população e de pressionar o governo diante das situações de interesse comum. No entanto, o jornalismo, como principal braço midiático, deixou de lado o conceito da teoria do “espelho”, em que assumia o compromisso de ser mediador entre as instituições e a população e refletor dos acontecimentos, para ser um instrumento de comunicação contaminado por opiniões privadas fartas dos mais diversos interesses econômicos das grandes empresas.

A última vez em que eu vi a opinião pública efetivamente sendo manifestada pela população eu tinha apenas 10 anos de idade. Era o ano de 92, e as pessoas tinham cara pintada, ideais e fez valer o pragmatismo do conceito de opinião pública.

Estamos vivendo em tempos em que escândalos políticos são substituídos a cada semana. Como estaríamos inseridos na opinião pública dessa barbárie contra a nossa moral? O deputado responde: nos lixando. Para combater a corrupção precisamos redescobrir o nosso papel politico - social. Digo isso como jornalista e cidadã.

2 comentários:

EmLetras disse...

Cheguei domingo. Já estou sentindo o frio na espinha!
Por enquanto descansando, curtindo meus pais e procurando emprego. Ontem fui às agências me cadastrar e também aproveitei para distribuir cv em vários lugares.

Conquista cresceu muito, gostei de ver as mudanças da cidade.

Lívia

Alberto Pereira Jr. disse...

concordo com seu texto, mas mesmo assim é aviltante o nobre deputado desmerecer o povo do jeito que desmereceu com a declaração!