terça-feira, dezembro 19, 2006

Abaixo a ditadura da moda!

Atenção: Produzi esse artigo para a coluna social feminina da Revista Dimensão de Itapetinga.

Que me desculpem as mulheres que vivem em função da moda, mas nada é mais desprezível do que você anular seu próprio estilo em detrimento de uma febre passageira. O verdadeiro sentido da palavra moda deveria ser “crie sua própria maneira de se vestir e se sinta bem por se sentir adequada�. Mulheres, abaixo a ditadura da moda!

Os principais difusores do modismo de roupas, acessórios, cabelos e até vocabulário femininos são as novelas globais com as atrizes/modelos que de tão magras, ou as mais veteranas atrizes, que de tanta plástica parecem ser de outro planeta. Isso não é nenhuma novidade. Quem não lembra na época da novela O Clone? As pulseiras de dedo, os brincos da Jade, a maquiagem marroquina e até os benefícios da dança do ventre eram os assuntos da vez de quem segue piamente a moda televisiva. A novela América lançou a moda de rodeio, a novela Bang Bang trouxe à tona os anos 20 e até mesmo o fracasso de audiência Estrela Guia, com a interpretação sofrível da Sandy, promoveu a volta do estilo new hippie, com as batas, os lencinhos os colarzinhos, tudo bem “inho� para ficar igual a Cristal. Até a combinação duvidosa das sandálias com meias de Babalú (Letícia Spiller) em Quatro por Quatro e as mini saias com pregas da Darlene (Débora Secco) em Celebridade viraram modelitos básicos. Mais recentemente, Leona virou um ícone da moda. Cabeças exibindo um loiro quase branco, franjas curtas e retas, unhas vermelho tomate e os brincos que pareciam vírus que se reproduziam nas orelhas das dondocas: tudo para imitar a personagem de Carolina Dieckman que de tão copiada parecia mais uma amiga íntima do dia-a-dia. Toda vez que eu ia para o salão de beleza, contava quantas Leonas saiam de lá.

O problema não é a vaidade. Toda mulher pode e deve fazer o que quiser para se sentir melhor e de bem com a vida, se sentindo o máximo da beleza. O problema é que quando você se rende à moda que anula sua personalidade você está fadada a sair ridícula com acessórios e roupas que não são adequadas ao seu corpo e que não te fazem bem. Existe outro agravante: manter a moda. Quem pinta o cabelo de loiro leona tem que desbancar uma grana preta para esconder as raízes e hidratar a cabeleira descolorida. E para quê todo esse gasto, se, pelo o que eu já li por aí, a tendência do verão será os cabelos castanhos das top models da novela das 7? Isso sim é enfiar o pé na jaca! Ou ter um cabelo crespo, fazer uma franja e ter que acordar todo dia mais cedo para domá-la com chapinha. Se reconheça, mulher, do jeito que você é! Antes de tudo, se conheça! Saiba o que combina com você, as cores, os modelitos, o que te deixa com cara de xerox mal tirada da atriz da novela ou que te deixa original, deslumbrante!

Não é proibido aderir às peças da moda, até porque elas podem abrir as possibilidades do seu guarda-roupa, mas compre apenas o que combinar com você e dê um toque pessoal às peças. Use a criatividade, reinvente. E se aquela roupa do verão passado cheio de rosa e verde que você adora já for ultrapassada, não deixe de usá-la porque nas vitrines só têm estampas com vermelho e azul. Sabe quando você anda de salto em ruas de paralelepípedo? Etiqueta de roupa que incomoda? É assim que você se sente quando adere à moda só por estar na moda. Ser você mesma é o mínimo que você pode fazer para ser feliz e arrasar na passarela da vida!


(o final "passarela da vida" é ótimo para a mulher que tem a auto-estima baixa, aprendi lendo Cláudia, rs)

Nenhum comentário: