terça-feira, novembro 11, 2008

Boa noite, Boa tarde, Bom dia, Boa sorte.

Fátima Bernardes, séria, diz:

- E a seguir uma notícia reveladora.

Willian Bonner, sorrindo, diz:

- Você vai conhecero o pior time do Brasil!

Eu penso: uau! Era o tempo em que o Q de Qualidade da Globo no jornalismo garantia, pelo menos, que cada telejornal fosse produzido especialmente para um tipo de telespectador.

Hoje o Bom dia Brasil é igual ao Jornal Hoje, que é igual ao Jornal Nacional, que é igual ao Jornal da Globo. Tudo se repete no Globo Repóter, no Globo Esporte, no Esporte Espetacular e no Profissão Repórter. Tudo se resume no Fantástico.

Os telejornais e os programas em formato de revista locais são mais doídos: congelados, sem criatividade e tão preocupados em seguir as regras que não prezam por um mínimo de conteúdo com Q de Quero mais. Começam e terminam enfadonhos.

O problema é que o padrão do jornalismo padronizou demais.

Alguém já havia profetizado: "agora todas coisas que eu vejo me parecem iguais".

5 comentários:

Carollini Assis disse...

Bem, eu vou discordar aqui... srrsrsr
Adoro o jornalismo da Globo e a qualidade da Globo. E não comparo a nenhuma outra emisosra,e mbora a Record venha crescendo assustadoramente e não demora ser a primeira em audiência nesse país sensacionalista. Enfim , a qualidade da Globo não é só na notícia, também é técnica, é visual dos "telejornalistas", é no texto que considero impecável... O que eles fazem é repercutir com "viézes" diferentes a notícia em todos os seus telejornais. geralmente minhas opiniões compram briga com meio mundo de gente, mas enfim é isso que eu penso e por enquanto não mudo... por enquanto né? Pq sou mutante... kkk

Mi do Carmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mi do Carmo disse...

Rs
Oi Caroll, fica a vontade pra discoradar, estamos ai é pra isso mesmo...
Eu concordo com vc quanto à qualidade técnica, a de textos nem sempre..mas o problema é esse, tudo muito bonito, bem feito..e quando é para priorizar algo que não se encaixe tanto nos moldes...ah.. "deixa pra lá"...é mais ou menos isso...(não tão assim simplista e chulo, claro)

agora, se formos para o comparativo, aí o texto muda realmente... a Record é algo que nem no fim do mundo eu vou consegruir entender, de tão lamentável.

Tina Bini disse...

Concordo com vc! Não aguento mais ver a mesma reportagem, o mesmo comentário, o mesmo assunto na Globo!! Ok, qualidade eu não discuto...eles continuam mandando muito bem na produção etc, mas o jornalismo já não é mais o mesmo faz tempo!

Anônimo disse...

Pois é, ser melhor que os outros não quer dizer que é bom.
De qualquer maneira, deve ser por isso que eu ando burra... muito burra demais. Ou por isso que eu nem vejo mais jornal! :O
Como profetizam outros, "quem tem computador, não precisa de mais nada" lol