domingo, novembro 02, 2008

Um mundo sem Victor e Léo

Não, não vim falar mal da dupla sertaneja. Até poderia, mas não é o caso.
Só tenho umas dúvidas deveras intrigantes: como era o mundo antes de Victor e Leo? O que as pessoas ouviam? O que as rádios tocavam? Quais dvs os pirateiros vendiam nas mesas dos bares? O que se escutava nos restaurantes? Por quem as mulheres fãs de música sertaneja suspiravam?

Tem tanto pouco tempo que a dupla estourou, mas juro que gostaria de lembrar como era acordar sem ouvir “Faaaada, fada querida” vindo do apartamento ao lado. Ou recordar de quando eu ficava na fila do supermercado sem alguém cantarolar atrás de mim “Que vida boa, ou ou ou... que vida boa”.

Victor e Leo não são só os queridinhos das mulheres. Os homens adoram e defendem a punhos. Ou seja, como essa febre se tornou tão ardente? Sorte não foi. Não acredito que tanta fama e tanto dinheiro venham através de sorte. Carisma? Ou será mesmo talento? Não sei, porque ruins eles não são, mas existem mesmo tantos motivos para idolatrar tão repentinamente uma dupla que nem o próprio repertório, em sua maioria, é de autoria própria?

Talvez um dos pontos chaves tenha sido justamente o repertório. Um conhecido me disse que gostava de Victor e Leo porque eles tocam música sertaneja de verdade. Eu disse que achava que Chitãozinho e Xororó também, embora não oferecessem mais nenhuma novidade que não seja uma coletânea dos maiores sucessos. Na tréplica ele disse que CH e X fazem música pra vender, pra ser comercial... E eu disse: todo artista (nesse contexto, não falei obrigatoriamente de alguém que de fato faça algo digno de ser apreciado) que utiliza seu “talento” como meio de sobrevivência (que é, na verdade, o que todos nós fazemos todo dia) tem como meta ganhar um dinheirinho (no caso de alguns, dinheirão) com o que faz de melhor. Ele não me convenceu e esta conversa foi fraquíssima.

A partir daí comecei a pensar muito em Victor e Leo. Até porque o mundo não me deixa esquecê-los por um segundo sequer: são meus amigos, é Cassiano, é meu vizinho, é o show sendo divulgado por mais de um mês, são os comerciais de coletâneas e são os refrãos super bonder (eee hoojeee eu te amooo, não vou negar!). E assim desenvolvi uma teoria de que sem um bom empresário Victor e Léo não seriam muita coisa do que hoje representam.

Alguém disse, ou um disse pro outro se acaso eles forem donos do próprio nariz, que se eles não tivessem um diferencial de nada adiantaria tanto gogó nesse mundo cheio de duplas sertanejas jovens e com rostos de bumbuns de bebê. Foi quando aliaram suas vozes legais, suas caras bonitinhas e uma leve simpatia de ambos ao que chamam de sertaneja de origem. Arrumaram um empresário muuuuito competente, que arrumou logo uma boquinha na Globo e pronto. Era só esperar para dar certo. E deu. Sapo caiu na lagoa da fama.

Outra interpretação minha da situação complementa a primeira. Como diria Wagner Moura naquele comercial do Bradesco: “2008 foi escolhido o ano do Planeta”. Nunca antes na história desse país e do mundo se ouviu tanto em responsabilidade social, ambiental e amor à natureza como este ano. Também como parte desta corrente vem a valorização das tradições, da nossa cultura e daquilo que achamos que temos de mais valor, o que se perde pelo tempo com a correria dos desenvolvimentos afins deve ser resgatado antes que percamos nossa identidade. Aí que entra Victor e Leo atualizadíssimos!

Alguém deve estar pensando que eu mergulho demais nas minhas próprias criações. Mas o mundo só faz sentido pra mim desse jeito. E eu acredito mesmo no que eu acredito. Como diria Thich Nhât Hanh, precisamos contemplar nossa interdependência.
Se os fãs de Victor e Léo também pararem pra pensar em alguma justificativa, aposto que seria mais interessante ouvir as músicas que a dupla canta.

No entanto assim como dois mais dois são cinco, posso estar redondamente errada e eles serem apenas dois rapazes latino - americanos hoje com dinheiro no bolso, mas antes pobrezinhos, trabalhadores das plantações de caju, vitimas do trabalho infantil, descobertos no interior do interior do interior cantando em cima de um pau de arara enquanto voltavam de mais um dia de lida. Típico de duplas sertanejas.

Ou foi sorte. Assim não tem graça.

16 comentários:

Ci disse...

hhahhaha
adorei!

vou te adicionar no meu blog!
ate mais!
abs.

Hélio Flores disse...

Meu mundo nao tinha Victor e Leo ate eles resolverem vir fazer um show aqui. Nunca ouvi musica nenhuma (alias, continuo sem ter ouvido), vi as caras pela primeira vez ontem no maldito minuto que resolvo olhar para o "Fantastico" e ainda nao ouvi o vizinho cantarolar. Ainda...

Agora que eles se foram daqui, acho que meu mundo vai voltar ao normal - porque eu tambem não vejo Cassiano.

Ah, e eu fui procurar no google a musica "Vida Boa", porque achei que vc estava me sacaneando. Realmente eles rimam "vida boa" com "sapo caiu na lagoa"! Incrivel! É por isso que eu ja perdi a fé na humanidade.

Bjos!

descolonizado disse...

não gosto de victor & léo... e muito menos de sapos caindo em lagos, mas acredito em fadas

o.O'

Ci disse...

rs. obrigada! bem te achei sem querer! foi de blog em blog! agora já nem me lembro mais! rs.
ate mais!
:)

Anônimo disse...

concordo, discordo, não sei ou só um "oi".
:P

o sapo caiu ou se jogou?

Hélio Flores disse...

Se ele estava ouvindo Victor e Leo, com certeza se jogou.

Tamara disse...

meme pra ti no meu blog.

Unknown disse...

Desculpe a gaiatisse de me meter por aqui...
Mas num aguento mais o mundo inteiro escutando vitor e léo!!!
=D
Mas é porque sou fresca mesmo, quando gosto de uma musica, escuto trilhares de vezes ate abusar! Assim foi com vitor e léo!!

Gostei do seu blog!!

bjim

Anônimo disse...

Discordo Completamente!

Vocês que ficam perdendo seus tempos puplicando certas coisas da dupla Victor & Leo com certeza não sabem realmente o que é uma música sertaneja e saem por ai falando certas opiniões Banais e Tolas.
Deveriam proucurar o que fazer em vez de ficar comentando essas besteiras Dessa dupla MARAVILHOSAS!
Pelo menos eles tem carater, personalidade,e Milhares de pessoas que os adoram e vocês nao chegam a 1% do numeros de pessoas que Adoram esses dois!
Ah um Grande e Forte Abraço a todos!
Obrigada!

Anônimo disse...

Oi , bem respeito a sua opinião mais acho que antes de emiti-la deveria conhecer a históia de Victor e Leo...
Primeiro você está errada quanfdo diz que a maioria das músicas da dupla são de outros artistas...muito pelo ao contrário , no DVD ao vivo em Uberlândia eles relamente possuem algumas regravações sim, mais todos com estilo próprio de Victor e Leo ,no entanto , a maioria das músicas são de autoria do Victor Chaves.
Segundo, Victor e Leo não eram ''pobrezinhos'' e nem ''plantavam tomates''...você não deve saber mais em várias entrevistas eles já disseram que nunca passaram fome , tinham até uma situaçao financeira boa antes de seus se separarem quando eram ainda adolescentes...Mas passaram por épocas dificeis quando vieram em 1992 batalhar aqui em São Paulo tocando em barzinhos..
Realmente voce tem razão quando diz que a dupla contou com a contribuição de um bom empresário ,mais não foi somente isso que os fizeram estourar no país.
Os acompanho faz um tempo , sei da luta dos dois vendendo cd's em barzinhos , tocando as vezesp or um lanche e uma coca-cola , divulgando sua música boca a boca até que depois de 15 anos eles conseguiram gravar um DVD depois de muita luta.
Por isso, informe-se direito antes de elaborar teorias sem fundamento. Não estou querendo dizer que é obrigada é gostar deles , muito pelo contrário , tem pessoas que não gostam e respeito , porem , antes de ciriticar esteja com as informações certas ok?

Anônimo disse...

Oi quem houve Victor e Léo com a mesma energia que eles é quase que cósmico curtir esses dois.Vida Boa é apenas uma canção deles ouça mais e vai ver como o mundo era sem eles,a música sertaneja era considerada um nojo lixo mesmo com ele estamos no luxo mas eu tenho certeza que estamos é no lucro.Mas beleza valeu por lembrar desses meninos que deram a esse pova uma energia que nunca vai acabar ,pq está apenas começando e veio pra ficar,valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Meu bem, respeito a opinião de todos e sobre qualquer assunto, mas por favor, se informe antes de falar besteiras, com todo respeito...
Se quer dar sua opinião, procure se informar um pouco mais sobre a história da dupla e até mesmo notícias atuais...
Tenho certeza que você vai se surpreender e se arrepender de ter escrito tanta asneira...

Anônimo disse...

Discordo do comentário da colega. Acho que para uma reporter existe coisa mais interessante a se falar do que buscar os motivos de porque alguém está ou não fazendo sucesso e tentar achar explicações par aa inveja prorpria.
Ninguém está tanto tempo em lugar algum se não tiver competência e um diferencial, haja visto, as celebridades de BBB, que no mês seguinte nem existe mais, raros casos com Grazi Mazzafera e Juliana. Ou então coisas mais bem preocupantes como o enormes bumbumbum rebolando semi nus nos meios de televisão e propagando a promiscuidade, num axé de nem sei pra que nem porque, pois Netinho que catava algo que vali um pouco a pena no ramo, está ai sem tanto estrondo. Porque então ja que comentar de sucesso, não falar da mensagem do amor de Deus e da familia e da boa educação (em falta totalmentete nesse mundo) que os meninos V&L divulgam, ao invés de fazer questão de "meter o pau" no sucesso merecido, e passar a criticar a idiotice das mulheres salada de frutas e a falta de o que fazer, pois se usasse cabeça, não precisariam usar a bundas, e criticar o fato de que tipo de informação desnecessária estão passando.
Antes de fazer um comentário descabido, minha cara jornalista e uma infinidades de meninos aqui com imensas dor de cotovelo, procurem saber a fundo fatos, histórias e que tipod e mensagens cada pessoa famosa ou não tenta passar.
jornalismo deve ser levado a sério para informar fatos relamente uteis à humanidade e não pra fazer picuinhas do sucesso de alguém.

Unknown disse...

Discordo do comentário da colega. Acho que para uma reporter existe coisa mais interessante a se falar do que buscar os motivos de porque alguém está ou não fazendo sucesso e tentar achar explicações para a inveja própria.
Ninguém está tanto tempo em lugar algum se não tiver competência e um diferencial, haja visto, as celebridades de BBB, que no mês seguinte nem existem mais, raros casos com Grazi Mazzafera e Juliana por apresenterem competência estão ai em todas.
Ou então falar de coisas bem mais preocupantes, como o enormes bumbumbum rebolando semi nus nos meios de televisão e propagando a promiscuidade, num axé de nem sei pra que nem porque, pois Netinho que catava algo que valia a pena no ramo, está ai sem tanto estrondo. Porque então ja que comentar de sucesso,ou melhor da vida de algém, não falar da mensagem do amor, de Deus e da familia e da boa educação (em falta totalmentete nesse mundo) que os meninos V&L divulgam, ao invés de fazer questão de "meter o pau" no sucesso merecido deles, usar então da preferência para as críticas, e passar a criticar a idiotice das mulheres salada de frutas e a falta de o que fazer, pois se usassem cabeça, não precisariam com certeza usar a bundas, e criticar o fato de que tipo de informação desnecessária estão passando através do que chamam ser artistas, pois pra ficar nu, rebolar e usar pouca roupa não é necessario ter competência ou aptidão e sim uma emorme traseira e muito pouca vergonha, a unica virtude encontrada são os corpos esculpidos, tendo em vista também as doses de silicone injetados.
Antes de fazer um comentário descabido, minha cara jornalista e uma infinidades de meninos aqui com imensas dor de cotovelo,porque os caras são bonitos,capazes, têm conteúdo e fazem acontecer, procurem saber a fundo fatos, histórias e que tipo de mensagens cada pessoa famosa ou não tenta passar aqueles que o admiram.Eles ensinam amaem suas famílias, respeitem a Deus e seus pais, tenham educação, enquanto os "axés dos sexo" têm ensinado crianças a cultivar atitudes sensuais em fase ainda não propicia, vi crianças rebolando, fazendo gestos absurdos para a idade, ja sendo absurdo para adultos explicitamente, e achando aquilo tudo demais, incentivadas por esses propagares sexuais, vi crianças de 12 anos, "pegando" nas esquinas de locais menso privilegiados e depois tendo que deixar de estudar e dar um jetio de cuidar das "bonecas" adquiridas.
Jornalismo deve ser levado a sério para informar fatos relamente uteis à humanidade, para incentivar a coisas boas e não pra fazer "picuinhas" do sucesso de alguém.
Ainda bem que vc pode ouvir a todo momento faaadaaa querida ao invés de ter de ouvir, passa a mao na tabaca, como sou obrigada aqui na Bahia.

Unknown disse...

DISCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU...
PARA A MOCINHA QUE CRITICOU A MÚSICA DO SAPO QUE CAIU NA LAGOA, SAIBA QUE TRATA-SE DE UMA POESIA..... ACHO Q NÃO PRECISO EXPLICAR SOBRE POESIAS AGORA NÉ....
QSE TODAS AS MÚSICAS DELES SÃO DE AUTORIA PRÓPRIA, E PARA CONSTAR, ELES ESTOURARAM COM MÚSICAS DELES E NÃO COM REGRAVAÇÕES.
NOSSA NEM SEI PQ ESTOU PERDENDO MEU TEMPO RESPONDENDO A ESSA BOBEIRA Q LI NESSE SITE...
RESPEITO QUE NÃO GOSTE DE V&L, MAS ANTES DE CRITICAREM, SE INFORMEM....
ABRAÇOS A TODOS... Q VIDA BOA, OUOUOU, Q VIDA BOA...

Anônimo disse...

REALMENTE PRECISA SE INFORMAR MELHOR SOBRE A DUPLA... VC NAO É OBRIGADA A GOSTAR...MAS PRA FALAR TEM QUE CONHECER...A PROPOSITO EXISTE UM CD DELES QUE 100% REPERTORIO DELES...
VICTOR E LEO É AMOR, MAGIA ALGO QUE NAO DA PRA EXPLICAR TEM QUE VIVER E CONHECER!!!
BOA SORTE PRA VOCE!