quinta-feira, agosto 13, 2009

Igreja Universal X Criança Esperança - a TV como instrumento de comoção

Não era novidade. Qualquer ser pensante desconfiava ou tinha certeza que a Igreja Universal não passa de um antro de corruptos que abusam da fé dos pobres desesperados que veem na instituição uma saída para os seus problemas. São muitos crimes na lista de Edir Macedo e sua galera, mas ainda é ilusão pensar que as denúncias e provas irão esvaziar as igrejas da Universal. Lá, a lavagem cerebral é muito maior que a lavagem de dinheiro, a pregação da fé é de guerriilha e o capital doado à igreja é visto como ato de agradecimento pela promíscua alta auto estima devolvida.


Existem muitas formas de pegar no calo de um ser humano, uns deles são através da fé, da indestrutível fé em Deus e da comoção que uma criança pode causar.


É aí que entra o ponto observado ontem, assistindo o Jornal Hoje. A Globo não ia deixar de aproveitar a oportunidade de explorar o caso da Igreja Universal. A emissora ta “lavando a bucho” com o caso, citando com destaque os canais de TV envolvidos e as maracutaias afins. Não iam deixar de noticiar: era capa da Folha de São Paulo, destaque em outros jornais, e pegar o bonde assim é ainda mais fácil para não parecer que só está pegando no pé da concorrente.


Mas, o mais interessante foi a construção do roteiro, a ordem das matérias exibidas pelo telejornal. É tudo amarrado para sustentar o discurso. Depois da extensa matéria sobre a Igreja Universal, com imagens impactantes de fiéis dando dinheiro na mão dos pastores enquanto a locução narra os crimes, volta para a âncora Sandra Annenberg sorrindo e falando do “projeto que ajuda milhares de crianças e adolescentes de todo país: o Criança Esperança”. No melhor estilo bad guys, good guys, o Jornal Hoje mostrou um projeto do Paraná que com a “sua contribuição” (telespectador) conseguiu mudar o futuro de crianças carentes através do karatê. Pais, professores, alunos e especialistas fazendo depoimentos emocionantes, pra depois voltar pro outro âncora, o Evaristo, dando os números dos telefones para o trouxa que acabou de ser manipulado (sem perceber) contribuir com o Projeto, enfatizando que “o seu dinheiro vai direto pra conta da Unesco”, como se isso fosse alguma garantia.


Quem assistiu, assistiu a um show da sabedoria envolvente daqueles que abusam do metódo discursivo para influir no raciocinio e nos sentimentos dos telespectadores.


Não vou explanar mais sobre o Criança Esperança porque já o fiz aqui, em 2007. Mas, espero que um dia possam desmascarar o Projeto (se realmente existir crimes por trás dele, embora eu pense que seja quase impossível não existir). E que o canal de Tv a divulgar seja a Record, pra ser bem irônico.


Contudo isso, ainda acho mais viável contribuir com uma instituição da sua cidade, se você quiser ajudar alguem ou se precisa participar de alguma ação social pra se sentir melhor. Pelo menos, é mais fácil de acompanhar. Agora, se acha que fazer sua parte é só doar 7 reais por ano, resgato o comentário de Hélio Flores deixado na postagem de 2007: “De qualquer forma, o Criança Esperança é só mais uma forma hipócrita da nossa maravilhosa sociedade se sentir menos culpada e responsável pelas injustiças sociais. A gente doa 30 reais e pronto. Fizemos nossa parte, agora é com eles, tchau! Até o ano que vem.”.

Obs: Não fiz revisão no texto. Perdoem os erros possíveis.

3 comentários:

salihamidzic disse...

Sobre a Record e a Globo: ninguém é santo na história. Muita coisa pobre nas duas.

Sobre a caridade: sou a favor da caridade espontânea (não provocada), não dou quando me pedem, mas quando acho que devo dar.. e acredito mais na ajuda próxima também, comece ajudando a sua diarista, sua empregada, seu porteiro (se quiser ajudar).

Sobre religião: não sou contra, mas acho que há muita alienação impregnada.

Sobre Criança Esperança: vai chegar o dia que a doação mínima será de R$ 50,00. Ainda não vi esse ano, mas ano passado eu lembro de ter achado o valor mínimo para doação muito alto.

Rosebud..

EmLetras disse...

É "manga pra muito pano" e quem não quiser ficar só no camarote, pode ser caridoso/honesto/responsável no dia-a-dia.
Nossa fidelidade deve ser antes de qualquer coisa, com nossa consciência.

Lívia

Thomás Vasconcelos disse...

Lavagem de dinheiro e lavagem cerebral mesmo. A IURD usa o horário da madruga da Record e paga 5x o valor de mercado por isso, quer lavagem de dinheiro maior que esta?
A IURD financia toda a Record, que 'rouba' os funcionários da Globo ao pagar multiplos dos seus salários.
Não sou fã da Globo, mas ela tem certo mérito em ser pioneira na Tv Brasileira. Pioneirismo criado sob grande suspeita, mas, é a emissora referência no país e todas as outras só fazem imitá-la.

Concordo com a crítica ao Criança Esperança. Existem formas muito mais eficientes de contribuir, como por exemplo, depositar o dinheiro diretamente na conta de alguma instituição de confiança ou prestar uma ajuda com algum serviço ou material.